recepção

VÍDEO: Primeiro dia da 'Calourada Segura' recebe 8,5 mil pessoas na Praça Saturnino de Brito

data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Marcelo Oliveira (Diário)

O primeiro dia da tradicional Calourada Segura, festa de recepção dos estudantes da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e demais instituições, reuniu cerca de 8,5 mil pessoas na noite de segunda-feira, na Praça Saturnino de Brito. O número, divulgado pela prefeitura, surpreendeu os órgãos de segurança que trabalhavam na festa, pois a estimativa inicial era de 6 mil pessoas.


Quanto às ocorrências policiais, segundo o superintendente do Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), Sandro Nunes, foram consideradas dentro da normalidade do evento:

- Ocorreram três furtos de aparelhos celulares, que chegaram ao nosso conhecimento. Isto, para nós, está dentro da normalidade prevista, considerando o público com número expressivo - informou o superintendente em entrevista à CDN.

Com a volta do 'Brahma', meme de Luisa Sonza em Santa Maria viraliza

A partir da meia-noite, foi encerrada a venda de bebida alcoólica, assim como as batucadas e o som. O trânsito no entorno da praça foi liberado por volta das 2h, e o público permaneceu até as 3h da madrugada. A limpeza do local foi encerrada às 7h30min desta terça-feira.

OCORRÊNCIAS
Dois trailers na Rua Duque de Caxias foram fechados por estarem em local inapropriado e sem permissão para trabalhar.

Uma ocorrência de dano ao patrimônio foi registrada pela Guarda Municipal. No ato, foram derrubadas motos da guarnição, o que acabou danificando os manetes de freio e a embreagem da motocicleta. Através das câmeras de monitoramento, o suspeito foi localizado, detido e encaminhado até a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA). Segundo a prefeitura, o suspeito não era acadêmico.

Conforme o comandante do 1º Regimento de Polícia Montada (1º RPMon), tenente-coronel Paulo Antônio Flores de Oliveira, a avaliação do primeiro dia foi positiva, e sem inicidentes graves, mesmo com o movimento intenso visto na Praça Saturnino de Brito.

- Acredito que durante as outras noites, o cenário seja semelhante. Com a plataforma elevada e base móvel comunitário, conseguimos identificar possíveis ações em andamento e intervir - diz o comandante.

Ainda segundo ele, a expectativa é de que o público reduza um pouco, até a próxima quinta-feira, último dia de festa. Contudo, o mesmo efetivo da Brigada Militar deve seguir atuando na praça e arredores.

Agentes da Guarda Municipal, Departamento de Trânsito, Polícia Civil e Polícia Federal também estão envolvidos na Calourada Segura.

Conta de luz deve ter bandeira verde até o fim do ano

data-filename="retriever" style="width: 100%;">

Durante a festa, os calouros cantam músicas do cursos 

A FESTA SEGUE
Nos próximos dias, seguirá o mesmo número de efetivo da Brigada Militar, Guarda Municipal e fiscalização de trânsito nos perímetros de entorno da praça Saturnino de Brito. Possíveis ajustes poderão ocorrer conforme a avaliação dos órgãos quanto ao comportamento do público.

As alterações no trânsito ocorrerão a partir das 18h, à medida em que as pessoas se concentrarem na praça. Não haverá tráfego nas duas ruas que dão acesso à Praça, na Rua Doutor Bozzano, entre as ruas Serafim Valandro e Conde de Porto Alegre, e na Rua Duque de Caxias, entre a Venâncio Aires e a Coronel Niederauer. A previsão é de que o trânsito seja liberado entre meia-noite e 1h.

*Eduarda Costa 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Castramóvel estará na Praça CEU, no Bairro Nova Santa Marta, nesta terça-feira

Após lentidão na obra no Trevo da Uglione, construtora apresenta novo cronograma Próximo

Após lentidão na obra no Trevo da Uglione, construtora apresenta novo cronograma

Geral